terça-feira, 29 de julho de 2008

Arte?



Certo dia desses fui a uma exposição de “ARTE CONTEMPORANEA” vi no jornal e achei interessante e fomos, chegando no lugar nada de muito surpreendente, mas ao me aprofundar mais pelos corredores da tal exposição, MEU DEUS, nada contra aos artistas e seus trabalhos, mas a mim, nada. Nada que digo é que tudo parecia feito para que apenas os próprios artistas entendessem mais ninguém, em uma das salas tinha um homem nu pressionando uma gilete contra a parede com pressão o suficiente para que a gilete ficasse na parede sem cortar seu dedo, em alguns momentos a gilete caia, ele a pegava de novo e repetia tudo. Em uma outra sala logo que chegamos tinha um monte de gente sobre uma folha de papel enorme com uma geringonça que era maleável, e ficavam fazendo desenhos no tal papel, enquanto dezenas de pessoas ficavam em pé admiradas das formas que eram feitas sobre o papel. Mas o mais foda de tudo a meu ver foi um senhor tingir o cabelo de uma mulher, isso mesmo tingir simplesmente...Como em um salão qualquer, tingindo de vermelho e uma platéia sentada no chão em estase pelo fato do cara estar tingindo o cabelo da mulher, eu conheço um monte de artista perto de casa. Sai da exposição meio chateado, por não ter me sentido parte da coisa, sem ter visto o que era pra ser visto, sei que aquilo tudo não era em vão, deve haver uma mensagem mesmo que subliminar, mas tão subliminar que você fique assim flutuando. Pra não dizer que não entendi nada, tinha umas fotos de camisinhas usadas, dentro de pedras de gelo e esta escrito conservando o futuro. A idéia é muito boa. Isso qualquer um entende, tinha uma tela onde passava um cara chutando uma bola contra uma porta de aço, só isso durante a exposição inteira. E fico a me perguntar o que é arte? É a definição do belo. O que é belo? As vezes o que pode ser motivo de escárnio pra alguns e algo esplendido, a mim, me toca profundamente, me faz verter em lagrimas, rir, enfim. É assim que jugo a exposição, não senti escárnio nem emoção. Simplesmente não entendi a mensagem. acredito que me falte elementos pra jugar, a expressão artistica de cada um , as vezes pode ter partido da individualidade do artista, de sua forma de ver e sentir que diverge da minha, em sua esencia.

Nenhum comentário: